A 39ª Motorromaria de Fortaleza a Canindé vai acontecer no próximo dia 21, devendo reunir cerca de 15 mil motociclistas no Ceará. Trata-se de uma tradicional manifestação de fé, homenageando São Francisco, frequentemente apontado como um dos santos mais reverenciados da Igreja Católica.
A romaria terá início às 8 horas da manhã, no quilômetro zero da Avenida Master Hull, com um percurso de 110 km até a cidade de Canindé. O percurso seguirá pela BR-222 até a CE-020, trecho que será controlado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir a segurança dos participantes, incluindo mais de 30 motociclistas, além das viaturas de quatro rodas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Desde o início da concentração, na Lagoa do Tabapoá, a partir das 6 horas, já vão estar dando esse apoio. A partir da CE-020, a PRF vai atuar no sentido de tornar o trecho em sentido único da Capital para o interior, claro, sempre com o objetivo de evitar acidentes, impedir que os motociclistas sofram algum risco nesse deslocamento”, explica Ítalo Lima, da PRF.
Entre os participantes, o supervisor de produção Idenilton, que participará pela primeira vez, destacou que o evento tem um significado especial: “o objetivo é agradecimento, rezar para toda a família, agradecer pela saúde, para todo mundo que está aqui presente e mesmo é para agradecer. A gente é muito devoto de São Francisco.”
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Já o vendedor Francisco Alberto conta que já perdeu as contas das vezes que participou. “Talvez seja a 20ª vez que eu vá. E mais essa vez eu estou indo para agradecer novamente pela bênção que eu tive. E não estou curado, mas tenho tido muito sucesso de saúde”, diz ele.
O evento vai além da fé: parte dos recursos arrecadados com a venda das camisetas será destinada a ações sociais, beneficiando o Hospital São Francisco e comunidades carentes de Canindé. Edson Maia, engenheiro mecânico e organizador do evento, enfatizou que é “um evento de fé e solidariedade”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Alexandre Nogueira, empresário, conta que a devoção ao santo vem de longa data. “É uma emoção muito grande, a parte de fé. É um encontro com Deus, é uma devoção com o São Francisco. Então eu tenho desde criança, já, junto com meus pais, e continuo também essa devoção ao São Francisco.”
A festa em homenagem a São Francisco de Assis, canonizado em 1228, acontece oficialmente em 4 de outubro, mas o santuário em Canindé recebe romeiros durante o ano inteiro.
Leia também | Guaramiranga: estátua de Nossa Senhora de Fátima entra na Rota do Turismo Religioso do Ceará