As obras de requalificação da histórica Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, chegaram à marca de 40% de execução e já têm data marcada para a reinauguração: 26 de novembro de 2025. A informação foi confirmada pelo prefeito Evandro Leitão, durante visita técnica realizada na manhã desta segunda-feira (8), quando ele percorreu o local, conversou com operários e acompanhou o andamento dos serviços.
Com 60 dias de intervenções já realizados, a obra conta atualmente com cerca de 90 trabalhadores atuando diariamente no canteiro. “Estamos aqui com algo em torno de 90 trabalhadores aqui diariamente fazendo, executando essa obra e revitalizando a Praça do Ferreira para ser entregue à população fortalezense”, afirmou o prefeito.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A requalificação respeita o tombamento histórico da Praça, preservando suas características originais. No entanto, a intervenção prevê melhorias significativas, especialmente na área da acessibilidade, com a instalação de pisos podotáteis e a construção de dois quiosques com banheiros públicos, ampliando a permanência e o conforto dos frequentadores. “A Praça do Ferreira é um equipamento tombado, né? Então ela manterá as suas características originais, com pequenas adaptações para que atenda melhor ao público”, completou Evandro Leitão.
O secretário de Infraestrutura de Fortaleza, André Daher, destacou que a obra é parte de um esforço mais amplo de revitalização do Centro, que inclui mobilidade urbana, iluminação pública e o estímulo ao comércio local. “Essa obra não é apenas uma reforma. É uma revalorização do Centro da cidade, que tem impacto direto na economia e na vida das pessoas que aqui trabalham e circulam”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto, afirmou que a requalificação da Praça pode atrair mais pessoas ao centro histórico, inclusive com a possível transferência da sede da Câmara para a região. “A Câmara vindo para o Centro são quase duas mil pessoas que estarão consumindo aqui no centro, andando, indo para bares e restaurantes. Ainda estamos em negociação, mas acredito que nos próximos meses teremos novidades”, revelou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A movimentação e o otimismo já são sentidos pelos comerciantes locais. O presidente da CDL Fortaleza, Assis Nogueira, destacou os impactos positivos da obra para o comércio. “É uma alegria, é uma satisfação, uma vontade de frequentar, de vender, de gerar emprego. A expectativa de crescimento, de gerar renda e imposto é uma coisa fabulosa”, afirmou.
Quem trabalha ou circula diariamente pela região também demonstra entusiasmo com a transformação do espaço. O consultor de vendas Kildare Helano comentou: “A gente está realmente bem ansioso, né? A gente vê, assim, só as cabecinhas de como está sendo a construção, mas a gente está ansioso com a praça aberta pra gente, que daqui da loja pode ser bem mais vista”.
Para a servidora pública Thereza Neumann, o retorno da Praça do Ferreira em nova forma será um marco. “É o ícone da cidade de Fortaleza. Eu acho que será um grande presente para a cidade”, concluiu. A requalificação da Praça do Ferreira reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos espaços públicos e o fortalecimento do Centro como polo cultural, econômico e social da capital cearense.
Leia também | Procon promove Mutirão Zera Dívida em Fortaleza com 22 empresas participantes; saiba como participar
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<