Um episódio de crise de ansiedade em sala de aula foi o ponto de partida para a descoberta de um caso de violência sexual no Crato, região do Cariri cearense. A reação emocional de uma aluna de 14 anos levantou suspeitas e mobilizou a escola, que acionou o Conselho Tutelar. A partir daí, uma investigação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Crato revelou um cenário de abuso sexual sistemático dentro do próprio ambiente familiar.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Nesta segunda-feira (8), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu dois homens, pai e tio dos adolescentes vítimas — uma menina de 14 anos e um menino de 13 anos. Eles são investigados por estupro de vulnerável, crime caracterizado pelo abuso sexual de pessoas menores de 14 anos.
De acordo com a polícia, o caso foi revelado quando a adolescente passou mal durante uma aula e apresentou sintomas de crise de ansiedade intensa. A escola seguiu o protocolo de proteção à criança e ao adolescente, comunicando o fato ao Conselho Tutelar, que então repassou a denúncia à Polícia Civil.
As investigações apontaram que a adolescente foi abusada pelos dois homens, enquanto o irmão mais novo também foi vítima de um deles. A gravidade das acusações levou a Delegacia da Mulher a solicitar mandados de prisão preventiva, que foram deferidos pelo Judiciário e cumpridos nesta segunda-feira.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Suspeitos já tinham antecedentes criminais
Ambos os suspeitos têm histórico criminal. Um deles, de 35 anos, já respondia por um crime semelhante ocorrido em 2021. O outro, de 38 anos, havia sido preso em junho de 2025 por posse irregular de arma de fogo. As prisões reforçam a gravidade das acusações e o caráter reincidente dos crimes.
A dupla foi localizada e presa no município do Crato e agora está à disposição da Justiça. A Delegacia de Defesa da Mulher segue à frente do inquérito e trabalha para reunir mais provas e possíveis outros relatos de vítimas.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Leia também | Pai é morto a tiros e mãe e filho são baleados em casa durante churrasco, em Maracanaú/CE
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<