Nesta terça-feira (2/9), a permanência de uma frente fria estacionária favorece a umidade e o calor vindos do Norte do país, realizando assim a manutenção das instabilidades e dos temporais sobre boa parte do Rio Grande do Sul, com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ventos fortes devem atingir a região também, com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h.
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
Veja como será o clima em setembro no Brasil
As áreas de maior atenção percorrem a fronteira oeste, campanha e sul gaúcho, onde o cenário é de perigo para chuva forte. Entre Santa Catarina e o Paraná, deve haver chuva também, ainda que em menos intensidade e concentrada no litoral.
No Sudeste, há condição para pancadas de chuva entre o Espírito Santo e a região dos vales de Minas Gerais. Já entre Rio de Janeiro e São Paulo, o predomínio é de tempo seco, com temperaturas mais altas durante a tarde.
O tempo seco também predomina no Centro-Oeste. Excepcionalmente, algumas áreas do oeste e noroeste de Mato Grosso podem ter chuvas fortes. Entre o Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, o ar seco segue em destaque, com alerta para umidade baixa e calor que pode chegar a 40°C.
No Nordeste, a infiltração de ventos marítimos deve manter a chuva em boa parte da costa leste ao longo do dia. Nas regiões interioranas, o predomínio continua sendo de sol e tempo firme, também com alerta de baixa umidade do ar à tarde.
Já na região Norte, as instabilidades seguem concentradas entre Rondônia, Acre e Amazonas, com condições para pancadas de chuva com forte intensidade ao longo do dia. No Acre, há risco de temporais com ventania.