Hospital Geral de Fortaleza inaugura Sala Lilás para acolhimento de mulheres vítimas de violência

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) inaugurou nesta semana a Sala Lilás, um espaço exclusivo e humanizado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. A nova ala, além de prestar atendimento clínico, oferece suporte psicossocial, visando garantir dignidade, escuta qualificada e amparo para cada história marcada pela dor. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e tem como objetivo tornar o hospital uma referência no combate à violência de gênero.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“A partir de agora, o espaço conta com atendimento assistencial e clínico. Estamos entregando essa Sala Lilás, que é uma sala de acolhimento à mulher vítima de violência, onde ela vai ter um acolhimento tanto do assistente social, como do psicólogo, como do médico, com orientações que forem necessárias para o seu atendimento”, explicou a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho. Para ela, a inauguração do espaço fortalece o compromisso do hospital com um atendimento mais sensível e eficaz: “Faz com que o HGF se torne cada vez mais referência nesse atendimento qualificado e humanizado, que é o que a gente deseja para a nossa população.”

A Sala Lilás recebeu o nome da enfermeira Clarissa Costa, que atuou por dois anos no HGF e foi vítima de feminicídio em julho deste ano. A homenagem emocionou familiares e servidores presentes na cerimônia de inauguração. “Primeiramente, agradecer à diretoria do hospital, à secretaria, por ter tido essa sensibilidade em fazer essa homenagem à Clarissa, que é, para a gente, como familiar, a melhor profissional no que ela fez e fazia, que era tratar de crianças na parte neonatal, e isso é um orgulho grande”, declarou o pai da enfermeira, o empresário Luciano Gomes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O diretor-geral do HGF, Manoel Pedro Guimarães, também destacou a relevância do gesto: “Clarice, ela trabalhava aqui no Hospital Geral, todos nós ficamos surpresos com o que aconteceu com ela. E a gente, inaugurando essa sala, para acolher melhor a mulher vítima de violência, a gente pensou, a direção do hospital pensou em fazer uma homenagem a ela, eu acho que mais do que justa, né? E para que a gente sempre fique alerta para que a gente possa dar o melhor para o atendimento da mulher e que a gente possa realçar cada vez mais o sentido do atendimento humanizado, principalmente às nossas mulheres.”

Além da nova sala, o hospital também inaugurou melhorias em outras áreas da unidade. Entre as novidades, estão uma área destinada à medicação de pacientes da emergência e a modernização do serviço de hemodinâmica. “O HGF é o hospital referência em cirurgia vascular, em neurologia, em rádio intervenção, em neuro rádio intervenção. Então, com a inauguração desse equipamento, com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Secretaria da Saúde, um investimento de R$ 4,2 milhões, a gente consegue modernizar nosso parque e dar melhor e maior assistência à população do Estado do Ceará com a realização de vários procedimentos nessas áreas”, acrescentou o diretor.

Leia também | MPCE recomenda que barracas de praia em Canoa Quebrada sejam fiscalizadas e regularizadas

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<