Presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto defende nome de Cid Gomes para o Senado em 2026

O vereador Leo Couto (PSB), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), defende que o senador Cid Gomes (PSB) seja candidato mais uma vez para o Senado, em 2026. Ele pontua ainda que, caso Cid não seja candidato, uma das duas vagas lançadas pela base governista deveria ser do PSB. As declarações foram dadas na manhã desta terça-feira (26), em entrevista exclusiva concedida aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Katiúzia Rios, durante o programa Balanço Geral Ceará Manhã, da TV Cidade Fortaleza.

Para o parlamentar, Cid ainda tem muito a contribuir para o Ceará, destacando avanços registrados no estado do Ceará no campo da educação, desde que o grupo liderado pelo senador chegou ao poder, no estado, em 2006. “A gente vinha conversando sobre a administração dos últimos anos no estado, falando da educação. Em 2007, quando ele iniciou o governo, pouco mais de 20% das crianças saíam do primeiro para o segundo ano [do Ensino Fundamental] sabendo ler, e quando Camilo [Santana, ministro da Educação e ex-governador] terminou, 80% das crianças saíam lendo e escrevendo. Então deu um salto de qualidade na educação do nosso estado.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto defende nome de Cid Gomes para o Senado em 2026

Segundo o presidente da CMFor, Cid se mostra receoso sobre uma nova candidatura – “mas Leo, será que não é momento de dar oportunidade para outras pessoas?”, questionou o senador a ele, conforme comentado pelo vereador durante a entrevista. “Eu digo: não, você está novo ainda. Vamos mais uma vez para o Senado.”

Ainda sobre 2026, Leo Couto reiterou que estará apoiando a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso ele decida se lançar novamente ao Palácio do Planalto. O presidente da Câmara, no entanto, desconversou ao ser perguntado sobre a segunda cadeira do Senado: “só no decorrer a gente vai saber. Tem tanto candidato que a gente fica sem saber”, disse ele.

Leia também | Elmano discute tarifaço dos EUA com empresários e aciona Governo Federal