Os preços do trigo avançam agosto com novas quedas, apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A pressão está atrelada ao bom desenvolvimento da safra brasileira e também argentina – principal origem do trigo importado pelo país. Além disso, a desvalorização dos contratos internacionais reforçou o movimento de retração doméstica.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
Nesta segunda-feira (25/8), o indicador Cepea/Esalq registrou, no Paraná, a cotação de R$ 1.416,56 a tonelada para o trigo pão ou melhorador, queda de 4,11% no acumulado de agosto. No Rio Grande do Sul, o trigo brando era cotado a R$ 1.283,02 a tonelada, recuo de 1,20% desde o início do mês.
Saiba-mais taboola
Quanto à nova safra, no Rio Grande do Sul, dados da Emater/RS apontam que a adequada disponibilidade hídrica do solo, as temperaturas amenas e a maior luminosidade beneficiaram as lavouras. No Paraná, de acordo com informações da Seab/Deral, as chuvas recentes melhoraram o potencial produtivo, favorecendo também o manejo e o controle de doenças.