A americana Keurig Dr Pepper (KDP), empresa de bebidas e cafeterias listada na bolsa de Nova York, acertou a compra da holandesa JDE, indústria de chás e cafés e dona de marcas como Pilão, L’OR, Caboclo, Café do Ponto e Café Pelé, por US$ 15,7 bilhões. A transação será seguida da separação do negócio de café em uma nova empresa, que deverá ser a maior empresa do ramo no mundo e que deverá ter seu capital aberto. A KDP seguirá listada, mas com foco apenas no segmento de bebidas.
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Pelo acerto, a KDP pagará aos acionistas da JDE um prêmio sobre suas ações de 33% em relação ao valor médio em 90 dias, o que resultará em US$ 31,85 por ação. Antes da operação, a JDE pagará aos seus acionistas um dividendo de US$ 0,36 por ação, que não será deduzível da oferta da KDP.
O grupo americano estima um ganho de sinergias de US$ 400 milhões, que poderão ser obtidos ao longo de três anos. A KDP também espera destravar valor das ações no primeiro ano da operação.
Negócio nasce bilionário
O negócio de café deverá nascer com uma receita líquida combinada de US$ 16 bilhões ao ano, com presença em mais de 100 países, incluindo 40 nos quais a empresa já é líder ou vice-líder de mercado.
A transação ocorre em um momento em que o mercado global de café ainda vive uma alta sem precedentes nos preços do grão, enquanto a demanda continua firme. O consumo de café globalmente está em US$ 400 bilhões.
“Este é o momento certo para esta transação, com a KDP em uma posição de fora operacional e financeira, um [bom] momento por meio de nosso portfólio, e uma crescente resiliência na categoria de café”, afirmou Tim Cofer, CEO da KDP, em nota.
A companhia de bebidas, por sua vez, nascerá com uma receita líquida combinada de US$ 11 bilhões, com marcas conhecidas no mercado americano e globalmente, com a Schweppes. A KDP disse em nota que espera que seu forte fluxo de caixa livre apoie uma alocação de capital “dinâmica” e fortaleça “opcionalidades”.