Paredão de som é apreendido e bar é autuado por poluição sonora em Baturité, no Ceará

Um bar foi autuado no município de Baturité, no interior do Ceará, após denúncias de poluição sonora, com o paredão de som que estava sendo usado no local também tendo sido apreendido. A ação foi realizada na noite desse domingo (24), pela 1ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (1ª Cia/ BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Destacamento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité.

O estabelecimento comercial fica localizado na rodovia CE-356, na entrada da estrada do bairro Jesuítas. A ação resultou na apreensão de um som automotivo completo, incluindo alto-falantes, cornetas, tuítas, módulo e toca-CD.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A equipe foi abordada por dois homens que circulavam em uma motocicleta e relataram que nas proximidades estaria funcionando um bar que promovia “desordem pública” e usava equipamento de som em volume excessivamente alto.

Paredão de som é apreendido e bar é autuado por poluição sonora em Baturité, no Ceará

A equipe informou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) sobre a denúncia e foi ao local citado para averiguação. Com o uso de sonômetro calibrado, os policiais constataram níveis de pressão sonora de 87,4 dB, valor acima do permitido pela Norma Brasileira NBR 10151/2019 e em desacordo com a Lei Estadual nº 34.704/2022, que regula a prevenção e o combate à poluição sonora no Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Com isso, foi lavrado o Auto de Infração e o responsável pelo bar foi conduzido à Delegacia Regional, para ser lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Denúncias

A PMCE reforça que denúncias sobre poluição sonora podem ser feitas anonimamente pelo número 181 ou pelo telefone 190, em casos de emergência.

Leia também | Jovem de 20 anos com 15 passagens pela polícia é preso por matar duas pessoas em Fortaleza