A etapa final do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da Professional Bull Riders (PBR) termina no domingo (24/8), na 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, mas o campeão deste ano já está definido. O jovem Gustavo Luiz da Silva, de 19 anos, de Inocência (MS), conquistou o título por antecipação – ele somou pontos suficientes para não ser alcançado pelo vice-líder, Riquelme dos Santos.
Initial plugin text
Gustavo, que também foi revelado como o novato do ano, pode conquistar a tríplice coroa no domingo se vencer essa etapa final. O último peão a ganhar a tríplice coroa da PBR nacional foi o atual tricampeão mundial da PBR, o brasileiro José Vitor Leme, antes de embarcar para a carreira nos Estados Unidos.
“O José Vitor Leme é uma referência para todos nós e seria uma honra igualar este feito dele. A final nacional na arena de Barretos é muito difícil, mas eu acredito que agora, com dois títulos já garantidos, entro mais tranquilo na disputa e vou em busca de conquistar a vitória também na etapa final, que é outro sonho com certeza,” disse Gustavo, em nota da PBR.
O título nacional foi definido com o segundo lugar que o jovem obteve na Festa do Peão de Araras (SP), no último final de semana, mas só foi confirmado em um jantar dos organizadores na última quarta-feira. Gustavo alcançou uma vantagem de 447 pontos sobre Riquelme, dois a mais do que o total da pontuação oferecida em Barretos. Ele pontuou em todas as 18 etapas que competiu nesta temporada, venceu três e terminou 15 vezes entre os oito melhores colocados.
Gustavo Luiz da Silva pontuou em todas as 18 etapas que competiu nesta temporada, venceu três e terminou 15 vezes entre os oito melhores colocados
PBR Brasil/Divulgação
“Foi uma surpresa boa conquistar o título antes da final nacional. Me sinto muito feliz, porque estou realizando meu sonho. Entrei na PBR em busca deste título e com o objetivo de ir depois para aos Estados Unidos. Estou realizando tudo que planejei em pouco tempo, só tenho a agradecer a Deus, minha família e meu amigos por tudo isto”, disse o campeão que já garantiu uma picape e R$ 100 mil pela conquista.
Depois da final, Gustavo embarca na terça-feira (27/8) para os EUA, onde vai reforçar o time do Nashville Stampede na disputa do Team Series, o campeonato de equipes da PBR.