Capela em Fortaleza reúne mais de 400 relíquias de santos e beatos da Igreja Católica

Em meio ao cotidiano agitado da capital cearense, um espaço de fé e silêncio tem atraído centenas de católicos: a Capela das Relíquias, localizada em Fortaleza, abriga mais de 400 relíquias de santos e beatos da Igreja Católica, incluindo fragmentos da cruz de Jesus, itens pertencentes a São João Paulo II, Padre Pio, Santa Bernadete, e até uma relíquia de primeiro grau da beata cearense Benigna Cardoso. O acervo pertence ao padre Antônio Furtado, que ao longo dos anos reuniu peças sagradas de valor espiritual e histórico incomparável.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A operadora de loja Sara Noronha faz visita à capela com frequência e revela o seu lugar favorito. “Sinto acolhida, é um lugar de paz e eu consigo fazer minhas orações perfeitamente bem. É um lugar que eu escolho, assim, tem meu coração demais”, afirma, sempre optando por rezar diante da imagem de Nossa Senhora das Lágrimas ou da réplica da capelinha das aparições de Fátima, em Portugal.

Entre as relíquias mais procuradas pelos fiéis está a de Carlo Acutis, jovem italiano que será canonizado em 7 de setembro, data que coincide com o Dia da Independência do Brasil. O missionário Diego Macedo destaca a conexão espiritual entre Carlo e o país.

“Em vida, Carlo nunca esteve no Brasil, apesar de sempre ter um carinho muito grande pelo nosso país. Mas o primeiro grande vínculo foi exatamente o milagre da sua beatificação. Aconteceu no Brasil, com a cura de uma pessoa no estado do Mato Grosso do Sul. Depois disso, outra grande coincidência: por ocasião da sua beatificação, que aconteceu em Assis, foi determinada a data de 12 de outubro para a sua festa. E 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Não bastasse tudo isso, este ano ele será canonizado no dia 7 de setembro.”

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<

No espaço dedicado à primeira beata cearense, Benigna Cardoso, estão itens de grande significado para os devotos. “Aqui nós temos três artigos pertencentes à vida de Benigna Cardoso. Um osso, que é uma relíquia de primeiro grau; temos um pote de água que pertencia à sua mãe, esse pote Benigna usava para encher de água periodicamente também na sua vida; e temos também um vestido semelhante ao que ela usava no dia do martírio”, detalha Diego.

A médica Ticiana Feitosa explica o sentimento que a presença das relíquias desperta em muitos fiéis. “As relíquias, elas trazem pra gente um pouco daquele santo, né? Uma proximidade com aquele santo. E assim, quando eu venho aqui, particularmente, eu sinto como se eu estivesse num pedacinho do céu. A gente se sente mais próximo deles. As imagens já trazem essa proximidade, mas a relíquia traz algo mais especial. Então, os santos são fontes para que a gente se inspire na vida deles. São inspirações para que a gente possa alcançar a nossa meta principal, que é o céu.”

A Capela das Relíquias está aberta ao público de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O espaço é um convite à contemplação e à veneração, especialmente para aqueles que desejam se aproximar mais da fé através da história e do testemunho dos santos da Igreja.

Leia também | Vinte trechos de praias de Fortaleza estão próprios para banho, afirma boletim da Semace

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube  <<<