Mais de 2.700 famílias do Ceará terão acesso ampliado à água potável na zona rural

Mais de 2.700 famílias de comunidades rurais em 19 municípios do Ceará serão beneficiadas com água tratada e de qualidade, graças à ampliação de sistemas de abastecimento anunciada nesta terça-feira (19), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Cagece, o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e prefeituras locais. Ao todo, 22 comunidades serão contempladas com a ação, que visa combater a escassez hídrica no interior do estado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O investimento inicial é de R$ 1,4 milhão, que será aplicado na perfuração de poços profundos e instalação de estações de tratamento. O governador Elmano de Freitas destacou que os recursos fazem parte de um esforço contínuo do Estado em garantir água de qualidade para todos. Somados a outros projetos em andamento, os aportes já chegam a R$ 11,5 milhões desde 2023, beneficiando cerca de 73 mil pessoas em 135 municípios cearenses.

A Cagece será responsável pelo suporte técnico e fornecimento de materiais como tubulações e bombas, fundamentais para a operação dos sistemas. José Leite Gonçalves, presidente em exercício da companhia, enfatizou a importância da ação: “Essas comunidades vivem uma realidade precária. Nosso papel é garantir o acesso à água de forma eficaz e duradoura”. O abastecimento será gerenciado pelo Sisar, que atua há quase três décadas em parceria com o Estado, garantindo a sustentabilidade dos sistemas por meio da gestão comunitária.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Moradores das regiões contempladas comemoram a chegada do projeto. Em Araripe, no Cariri, o agricultor Antonio Cecílio destacou que a ação “vai melhorar 100%” a vida das famílias locais. Já em Acaraú, a prefeita Ana Flávia celebrou o compromisso firmado para atender o distrito de Santa Fé, onde vivem mais de 600 famílias. “Água é vida, é saúde”, ressaltou.

Casos como o da agricultora Maria Gislene, do assentamento Bela Vista, em Jaguaruana, ilustram os impactos positivos da água tratada no dia a dia rural. Ela lembra como a chegada do abastecimento transformou sua rotina e agora comemora que comunidades vizinhas também serão atendidas. “Água é qualidade de vida, é liberdade”, declarou emocionada. A ampliação dos sistemas representa mais dignidade e desenvolvimento social para o interior do Ceará.

Leia também | Ceará vai ganhar 1.551 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<