Uma massa de ar quente e seca atuará sobre áreas do centro-sul do Brasil até, pelo menos, sábado (23/8). Este sistema manterá as temperaturas elevadas principalmente em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rondônia e Acre, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais
O que é veranico? Entenda o fenômeno que vai trazer o calor de volta
Veja previsão para sua cidade
As temperaturas estarão em elevação nestas áreas, podendo, em algumas localidades, ficar entre 3 °C a 7 °C acima da média para o período. Em partes do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, a previsão é de temperaturas máximas acima de 35 °C.
Chuvas no Sul serão causadas pela formação de um novo ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai
Inmet
A semana também iniciou com temperaturas elevadas na região Sul do país, com máximas previstas de até 34 °C no oeste do Paraná. Porém, já a partir desta terça-feira (19/8), há previsão de mudança nas condições do tempo na região. Devem ocorrer pancadas de chuva – que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento – no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e Paraná, além do oeste do Mato Grosso do Sul, diminuindo as temperaturas.
Essas chuvas serão causadas pela formação de um novo ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai. As pancadas começam a se espalhar ainda no período da manhã em todo o Rio Grande do Sul, persistindo ao longo do dia. Além da chuva, os ventos também ganham força, com rajadas de até de até 90 km/h.
Fora do Mato Grosso do Sul, o Centro-Oeste segue bastante quente, com risco para umidade do ar em níveis emergenciais.
No Sudeste, a circulação de umidade oriunda do oceano mantém a condição para chuva fraca a moderada no litoral sul de São Paulo. Nas demais áreas da região, o predomínio continua sendo de tempo firme, com sol entre algumas variações de nebulosidade ao longo do dia. Ainda pela manhã, algumas partes do sul de Minas Gerais e da Serra da Mantiqueira podem contar com a formação de geada.
No Nordeste, destaque para o risco de chuva forte no litoral de Sergipe e de Pernambuco. No litoral de Alagoas, não estão descartados eventuais temporais ao longo do dia. Nas demais regiões do Sertão, o tempo continua seco.
Na região Norte, a chuva permanece restrita em algumas áreas isoladas entre o Amazonas, Acre e Rondônia, com chance para pancadas isoladas de chuva ao longo da tarde. Entre o extremo norte de Amazonas, Roraima e Amapá, ainda pode chover de maneira expressiva e com maior intensidade.