No campo, a confiança nasce da força que resiste ao tempo. Foi assim que a Valtra evoluiu junto com a agricultura brasileira ao longo de 65 anos, construindo um legado que atravessa gerações. Da primeira fábrica de tratores do Brasil à presença em todos os cantos do país, a marca cresceu de mãos dadas com os produtores, entendendo cada detalhe da lavoura e das pessoas que vivem dela. Entre a tradição que se consolidou e o futuro que se desenha, a Valtra faz história no agronegócio brasileiro, com a força que perdura ao tempo e a tecnologia do amanhã.
Em 2025, a empresa consolida sua trajetória com inovações que impulsionaram o avanço da mecanização no campo e a evolução da agricultura nacional. Desde sua chegada ao Brasil, em 1960, em Mogi das Cruzes (SP), a companhia finlandesa tornou-se sinônimo de pioneirismo, marcando a história com inovações importantes. Entre elas, destacam-se o desenvolvimento do trator estreito para a cafeicultura, o lançamento do primeiro trator com tração 4×4 e a produção dos primeiros tratores com ar-condicionado no país. Com seu DNA inovador, em 2017 lançou no mercado a Série T CVT — primeiro trator com transmissão continuamente variável (CVT) fabricado no Brasil.
“A Valtra evoluiu junto ao agronegócio brasileiro. Nos tornamos referência em tecnologia, sempre com proximidade com o produtor rural, mantendo o compromisso de sempre colocar o agricultor no centro de nossas decisões”, comenta Claudio Esteves, diretor comercial da companhia.
Ao longo de 65 anos de atuação, Valtra cresceu lado a lado com os produtores e com o agricultor no centro das decisões da companhia
Divulgação
Pioneirismo que transforma o campo
No segmento de plantadeiras, a Momentum, desenvolvida no Brasil e comercializada globalmente pela marca, elevou o plantio a um novo patamar. “É um projeto nacional que revolucionou o mercado em performance, resultados, tecnologia e simplicidade de interface, e hoje é padrão de excelência em todos os países onde a Valtra tem participação”, explica Esteves.
Plantadeira Momentum foi desenvolvida no Brasil e comercializada pela marca em diversos países
Divulgação
O mais novo lançamento, a Série S6, que entrega de 325 a 425 cv de potência, chegou ao mercado nacional após conquistar três dos principais prêmios de design mundial, incluindo o prestigioso Red Dot Award, que avalia não apenas o design, mas também a experiência do operador.
Força no campo e na indústria
Com uma história diretamente ligada à evolução da agricultura brasileira, a Valtra tem hoje cerca de 200 pontos de venda distribuídos por todo o país. A marca oferece soluções para todas as etapas do ciclo produtivo, do preparo do solo à colheita, com mix completo para todos os cultivos, e mantém uma forte atuação nos principais segmentos do agro, como grãos, cana-de-açúcar, café e agricultura familiar.
Atualmente, a Valtra, pertencente ao grupo AGCO, mantém uma estrutura industrial robusta no país. São cerca de 3,5 mil colaboradores e quatro fábricas localizadas em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras) e Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões). Além das fábricas, na unidade de Jundiaí/SP está o moderno Centro de Distribuição de Peças, com índice de atendimento de 97% e capaz de entregar peças de reposição em qualquer ponto do país em até 24 horas. Ainda na unidade de Jundiaí, estão também o Centro de Treinamento AGCO Academy, o Centro de Excelência de Transmissões Reman e o Centro de Experiência do Cliente.
“Temos presença consolidada em todos os principais mercados agrícolas do Brasil, atendendo desde a agricultura familiar na região Sul, passando pela cana-de-açúcar e café no Sudeste e soja e milho no Centro-Oeste, até a fruticultura no Nordeste”, destaca Esteves.
Initial plugin text
Compromisso com o futuro
Para o futuro, o foco da Valtra é seguir ampliando os investimentos e desenvolvendo soluções agrícolas que apoiem o produtor rural a tornar seu negócio cada vez mais produtivo, sustentável e rentável. Recentemente, a marca ainda inaugurou o Centro de Excelência de Transmissões Reman, primeiro do mercado agrícola na América do Sul, reforçando sua aposta em sustentabilidade e capacitação técnica no agronegócio. As transmissões remanufaturadas seguem os mesmos padrões de qualidade dos componentes novos, com custo até 30% menor. 
A expectativa da Valtra para os próximos anos é manter o crescimento contínuo sustentado pelo pioneirismo e proximidade com seus “Valtreiros”, como carinhosamente chama seus clientes. “A Valtra é uma marca que o agricultor reconhece, com os ‘Valtreiros’ sendo clientes fiéis e apaixonados, tanto pela marca quanto pelos resultados que os maquinários entregam no campo. Chegamos ao Brasil com a primeira fábrica de tratores e seguimos liderando com o compromisso de seguir ao lado do produtor, transformando o campo com força, produtividade e inovação”, conclui Esteves.
Marca reconhece seus clientes, os “Valtreiros”, como uma das bases para seu crescimento contínuo
Divulgação