Até o último dia 6 de agosto, a colheita de café no Brasil chegou a 94% da safra 2025/26, disse nesta sexta-feira (8/8) a Safras & Mercado. Segundo a consultoria, houve avanço de quatro pontos percentuais em relação à semana anterior, com a cadência dos trabalhos diminuindo, como é típico no encerramento da colheita.
Initial plugin text
Ainda assim, o ritmo permanece acelerado, superando os 92% registrados no mesmo período do ano passado e também a média dos últimos cinco anos, que é de 89% para esta época do ano.
Em relação ao café arábica, a colheita alcançou 91% da produção, com avanço de seis pontos percentuais em relação à semana anterior. O ritmo também supera o registrado no mesmo período de 2024 (88%) e a média dos últimos cinco anos (84%).
“Aumentam as queixas entre os produtores quanto ao desempenho da produção nesta reta final de safra, com muitos relatos de quebra de renda”, disse, em nota, Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado.
A colheita do café canéfora, por sua vez, está praticamente encerrada, com 99% da safra colhida, restando apenas alguns produtores maiores finalizarem os trabalhos. O desempenho está em linha com o registrado no mesmo período de 2024, mas acima da média dos últimos 5 anos, de 98%.
“A safra brasileira de conilon tem resultado positivo e deve confirmar as expectativas iniciais”, destacou o consultor Gil Barabach.