O Ceará deve enfrentar um contraste de temperaturas nesta semana, com mínimas chegando a 17°C em algumas regiões e máximas que podem atingir até 35°C. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com base em análises de satélite e modelos meteorológicos.
Segundo o órgão, as madrugadas de quarta-feira (6) e quinta-feira (7) terão temperaturas entre 17°C e 18°C nas macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Já nas tardes de terça (5) e quarta-feira (6), as máximas devem alcançar 35°C nas regiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, além do Litoral Norte.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Céu parcialmente nublado e chuvas isoladas
A imagem de satélite das 8h20 desta terça-feira mostra céu parcialmente encoberto na porção centro-norte do Estado, com nuvens médias e altas. Um cavado sobre o leste do Nordeste, entre os estados de Sergipe e Paraíba, também contribui para o aumento da nebulosidade na região.
Para esta terça (5) e quarta-feira (6), a previsão é de chuvas isoladas nas regiões da Jaguaribana, Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, o tempo será firme, com predomínio de céu com poucas nuvens.
Na quinta-feira (7), a expectativa é de chuva passageira durante a manhã no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém. No restante do Estado, o céu permanece com poucas nuvens ao longo do dia.
Ventos e clima na RMF
A direção predominante dos ventos será de sudeste, podendo variar para leste nas tardes e noites, principalmente na faixa litorânea. Em áreas de serra e no litoral, os ventos podem alcançar até 50 km/h.
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), as temperaturas mínimas devem girar em torno de 25°C, com máximas chegando aos 30°C. Entre terça e quarta-feira, o céu permanecerá com poucas nuvens. Já na manhã de quinta-feira (7), há previsão de pancadas de chuva passageiras.
A Funceme continua monitorando as condições climáticas e reforça que as atualizações podem ser acompanhadas por meio dos seus canais oficiais.
Leia também | Agefis inicia demolição de residencial irregular construído em zona de preservação, em Fortaleza