O sucesso de Luan Pereira, um dos principais nomes do “agronejo” vai além dos palcos. Desde o ano passado, o cantor, de Suzano (SP), também integra o quadro de sócios do Agrobar, uma rede de bares temáticos inspirado na vida do interior, ao lado de Pedro Elero e JP Albuquerque.
Leia mais
Famosos são donos de fazendas luxuosas; conheça e veja fotos
Ana Castela: ‘Não sabia que viraria cantora, chorava com medo de não passar na faculdade’
Famosos que cresceram na fazenda e você (provavelmente) não sabia
Em menos de dois anos, já são 14 unidades em cinco Estados, e a meta é chegar a 50 até o fim de 2025. Em 2024, a rede faturou R$ 12,5 milhões. Para este ano, a projeção é de R$ 60 milhões.
Em entrevista à Globo Rural, Luan Pereira conta que vê a sua relação com a música e com a vida empresarial conectadas. Segundo ele, a experiência dos palcos permite que ele faça escolhas para o negócio que facilite a conexão com o público.
“Cada detalhe, cada escolha, penso como se fosse escrever uma música, tem que ter verdade, tem que tocar o coração. O palco me ensinou a ser autêntico, e é essa autenticidade que eu faço questão de manter em tudo que carrego no meu nome”, afirma o cantor, que garante que se envolve nas principais decisões a respeito do negócio.
“Eu faço questão de estar presente em tudo. O AgroBar carrega meu nome, minha história, então eu preciso estar antenado nisso”, diz.
Rede conta com 14 unidades espalhadas pelo Brasil
Divulgação
A escolha pelo investimento não é por acaso. Entre 2018 e 2024, o número de bares focados em entretenimento cresceu 826%, saltando de 1.711 para 15.853 estabelecimentos no Brasil, conforme levantamento da Datahub.
“O público hoje quer mais do que sair para beber, ele quer viver uma experiência, e o AgroBar entrega isso. A arte é linda, mas também é imprevisível. Diversificar os investimentos é uma forma de garantir estabilidade e, ao mesmo tempo, abrir novas formas de expressão”, frisa.
Luan diz que investir fora da música deu a ele liberdade para continuar sendo artista: “É uma forma de plantar hoje o que vai sustentar o amanhã, sem deixar de cantar”.
O sócio Pedro Elero conta que a ideia de criar o Agrobar surgiu em 2019, inspirado em seu outro modelo de negócios, o Folks Pub. O objetivo foi ganhar uma fatia de mercado que a rede não conseguia aproveitar, uma vez que focava apenas nas grandes cidades e capitais, e a vontade de levar a cultura agro, que cresce no Brasil e no mundo, para a mesa de bar.
“É mais do que um bar temático, ele proporciona uma verdadeira experiência de fazenda. Mais do que um ambiente que toca sertanejo, a proposta é transportar o público para o universo agro em todos os detalhes, desde a arquitetura rústica, inspirada nas estruturas de celeiros, até o cardápio com pratos típicos do interior e drinks autorais. Tudo foi pensado para criar uma conexão genuína com o estilo de vida no campo e com a cultura sertaneja raiz”, explica Elero.
Saiba-mais taboola
A entrada de Luan Pereira na sociedade foi decisiva para a proposta de expandir o empreendimento e reforçar o posicionamento da marca no universo sertanejo e agro. O escritório Agroplay, do qual ele faz parte, também atua como sócio estratégico, apoiando em frentes como influenciadores, eventos e ativações conjuntas.
“O ‘agronejo’ é mais que um estilo musical, é um estilo de vida. Ele carrega o orgulho do campo, da roça, do chapéu e do coração simples que valoriza as raízes. O AgroBar nasce desse sentimento. Ele não é só um lugar para curtir uma música boa, é um espaço onde o agronejo se materializa, na comida, no ambiente, nas conversas, nas modas que tocam. É um ponto de encontro para quem vive ou admira esse Brasil do interior”, conclui Luan.