Neste sábado (2/8) e domingo (3/8), o avanço de uma nova frente fria deve espalhar instabilidades por praticamente todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a circulação de ventos e umidade associada ao avanço do sistema deve provocar pancadas de chuva mais fracas, especialmente na faixa sudeste catarinense, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já no Paraná, o tempo firme predomina em praticamente todo o Estado durante o final de semana.
Leia também
Saiba previsão para sua cidade
Veja como será o clima neste mês
No Sudeste, apenas no litoral do Espírito Santo há chance de garoa, causada pela entrada de umidade marítima. No interior de Minas Gerais e de São Paulo, o ar seco predomina e provoca queda acentuada nos índices de umidade relativa do ar, que ficam próximos de 30%.
Neste sábado, parte do Centro-Oeste pode receber chuva após um longo período de estiagem. Algumas instabilidades vindas do Amazonas podem avançar para o norte de Mato Grosso, provocando pancadas de chuva.
Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, o tempo segue seco e quente, com alerta laranja do Inmet para a baixa umidade do ar, que deve ficar abaixo de 20% entre o norte de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.
No Nordeste, a circulação dos ventos marítimos continua estimulando a formação de nuvens carregadas sobre a faixa litorânea neste final de semana. Já o interior continua seco e quente, com umidade relativa do ar abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia.
Na região Norte, a presença da Zona de Convergência Intertropical favorece instabilidades no Amazonas, Roraima e oeste do Pará. No Tocantins, sul do Pará e em áreas de Rondônia, o tempo seco predomina.