Conjunção entre Marte e Lua pode ser observada nesta segunda-feira (28); saiba como acompanhar

A Lua entra em conjunção com Marte na noite desta segunda-feira (28), em um fenômeno astronômico que poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil. Neste evento, conhecido como conjunção astronômica, Marte e a Lua estarão muito próximos no céu, a cerca de 1°07′ de distância, criando um visual distinto para os observadores.

O melhor momento para observar o par celeste, em Fortaleza, será entre as 18h14 e 21h22, quando ambos estarão cerca de 37° acima do horizonte oeste. Apesar da proximidade, Marte e a Lua estarão separados o suficiente para não caberem juntos no campo de visão de um telescópio, mas ainda serão claramente visíveis a olho nu ou com um par de binóculos, facilitando o acompanhamento do fenômeno.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Para os interessados, basta olhar para o céu logo após o pôr do sol. Além da conjunção, a noite também será marcada pela presença da chamada “Luz Cinérea”, que é um brilho tênue que aparece na parte escura da Lua, causado pela luz solar refletida pela Terra.

A Lua está em fase crescente, com cerca de 15,72% de visibilidade, o que ajuda a tornar Marte, com seu brilho avermelhado característico, mais fácil de ser percebido. Para uma visão mais detalhada, o uso de binóculos ou telescópios pequenos é recomendado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul

O próximo fenômeno que poderá ser observado, no céu, acontece ainda em julho, no próximo dia 30. Essa chuva atingirá o pico na noite da quarta-feira, com uma média de cerca de 25 meteoros por hora. O fenômeno ocorre na constelação de Aquário e pode ser visto do início da noite até o amanhecer, especialmente entre 2h e 3h da madrugada.

Leia também | Eclipse solar causará escuridão total por seis minutos; veja se fenômeno será visto no Brasil