
Anteriormente, Trump havia ameaçado os países membros do Brics com uma tarifa de 10%, valor cinco vezes inferior à alíquota anunciada O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. Mais cedo, o presidente americano havia prometido revelar a alíquota sobre bens brasileiros até a manhã desta quinta.
+Tarifas de Trump: veja quais setores do agro podem ser mais expostos
Anteriormente, Trump havia ameaçado os países membros do Brics com uma tarifa de 10%, valor cinco vezes inferior à alíquota anunciada.
No agronegócio, Brasil e Estados Unidos são concorrentes no mercado mundial de alguns produtos, como soja e algodão. Em outros, são parceiros comerciais. Os americanos são o segundo maior destino das exportações do setor, mostram as estatísticas do Ministério da Agricultura. Em 2024, foram 9,43 milhões de toneladas de produtos, que geraram uma receita de US$ 12,09 bilhões.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do agro brasileiro, atrás apenas da China. No ano passado, a participação no valor das exportações do setor passou de 5,9% para 7,4%. Mesmo não estando entre os que receberam tarifa mais elevada, o Brasil sentirá os efeitos da política comercial trumpista. E alguns segmentos do agro tendem a ficar mais expostos.






