
Empresa investiu R$ 220 milhões na ampliação da produção, abertura de novos mercados e modernização das operações Com um robusto plano de investimentos, a Cicopal Alimentos, empresa fundada há 32 anos no Distrito Federal, aposta na ampliação da sua capacidade com o objetivo de ser a primeira opção de indústria brasileira nas categorias de batata palha e salgadinhos até 2028. “Temos um portfólio bem diversificado, mas é na batata palha que estamos colocando grande parte dos nossos esforços para crescer”, explica Victor Peres Cardoso, CEO da empresa.
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Com três fábricas em operação, sendo uma em Senador Canedo (GO), onde está instalada a matriz, uma em Feira de Santana (BA) e outra em Benevides (PA), a Cicopal ensaia um passo importante rumo a expansão no território nacional ao inaugurar sua quarta planta industrial em Patrocínio (MG) no segundo semestre de 2025.
O novo parque fabril, que recebeu investimentos de R$ 120 milhões, será o primeiro da empresa na região Sudeste e contará com linhas de produção de batata chips, extrusados de milho, principal produto da empresa, e, pela primeira vez, tortilhas, categoria em que a empresa dá os primeiros passos. “Com a planta de Minas Gerais nossa produção vai somar 100 mil toneladas ano de produto acabado, das quais 25 mil toneladas serão produzidas na planta nova de Minas Gerais”, diz Cardoso.
Os investimentos na nova unidade fazem parte de um total de R$ 220 milhões aplicados nos últimos dois anos na ampliação da produção, abertura de novos mercados e modernização das operações. Com isso, a Cicopal começa a explorar novos mercados como Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Até 2028, o plano da empresa é abrir outras três novas fábricas nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco.
Atualmente presente em oito estados, a Cicopal dobrará sua presença no mercado nacional. “Pretendemos entrar em nove estados até o fim deste ano”, diz Cardoso. A estimativa é de que o volume de batata processada pela empresa quadruplique nos próximos três anos.
Nova planta industrial da Cicopal em Patrocínio (MG)
Cicopal/Divulgação
Produção de batatas
A Cicopal não divulga a quantidade de batatas que consome. A empresa trabalha com contratos anuais com ao menos cinco grandes produtores de batata nas regiões de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, que produzem a variedade Atlantic, conhecida por sua qualidade superior para fritura.
“Essa batata tem alto teor de matéria seca, por isso retém menos água, sendo ideal para a produção de chips, pois origina um produto final muito crocante e saboroso” explica Cardoso. Além disso, seu formato facilita o descasque industrial com poucas perdas.
Em sua expansão, a Cicopal pretende oferecer ao consumidor snacks com preço até 25% menor. A estratégia da empresa também inclui uma atuação multicanal: supermercados, mercearias, escolas, cantinas e até em máquinas automáticas, com distribuição própria em algumas regiões e parcerias consolidadas em outras. A empresa conta com mais de 180 itens no portfólio e uma operação ajustada para atender aos diferentes hábitos de consumo regionais.
A Cicopal começou a se reestruturar há três anos, com a contratação de novos profissionais e um processo de reposicionamento de suas marcas. “Apesar de estarmos presentes em poucos estados, nossas principais marcas já são líderes nas regiões em que atuamos. E isso se deve à qualidade dos produtos, ao cuidado com o consumidor e à força do nosso modelo de distribuição”, afirma Cardoso.