
No Centro-Sul, a previsão é de tempo firme, com manhãs frias e tardes ensolaradas A segunda semana de julho inicia com o avanço de mais uma frente fria sobre o Sul do país, alimentando as previsões de chuva na região de fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O Estado, que tem sofrido com precipitações acima da média, deve ter tempo firme nas demais regiões.
Segundo a Emater, os acumulados de chuva não devem passar de 2 milímetros no Estado. “Um sistema de alta pressão deverá atuar em todo o Rio Grande do Sul, com predomínio de sol até quarta-feira, quando um sistema de baixa pressão começará a se intensificar no Estado e provocará chuvas fracas”, destaca boletim da Emater.
Saiba-mais taboola
Em Curitiba, no Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta o risco de geada pela manhã, com mínima de 5ºC e máxima de 17º. Em Santa Catarina, a Epagri aponta para a formação de geada isolada nos Planaltos e Meio-Oeste com mínimas de 0°C a 4°C.
No Centro-Sul, a previsão é de tempo firme, com manhãs frias e tardes ensolaradas. Segundo o Inmet, a previsão é de máxima de 21º C em São Paulo, de 32º em Cuiabá e de 28º em Goiânia. No Norte e Nordeste do país, há alerta de chuva forte com risco de alagamentos e pequenos deslizamentos do Baixo Sul ao Litoral Norte da Bahia.
No extremo Norte do país, são esperadas chuvas de até 50 milímetros com ventos intensos. Em Manaus, Santarém, Itaituba, Altamira e Macapá, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.