
Inoculante desenvolvido por Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo, aumenta o aproveitamento do fósforo presente no solo A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Christiane Abreu de Oliveira Paiva foi anunciada ontem como uma as vencedoras do BRICS Solutions Awards, premiação promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para valoriza tecnologias no Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã – países integrantes do BRICS. O bloco se reúne esta semana no Brasil durante a sua 17ª Cúpula.
Saiba-mais taboola
A pesquisadora foi reconhecida pelo desenvolvimento de um inoculante solubilizador de fosfato capaz de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas. O produto foi o primeiro registrado no Brasil capaz om essa finalidade e é produzido a partir de microrganismos tropicais selecionados pela Embrapa. NO ano passado, foi aplicado em 7 milhões de hectares. Desde 2022, recebeu registros nos EUA, chegando no ano passado a Alemanha, Canadá, Argentina, Paraguai, Bolívia e Costa Rica.
“Em alguns solos de plantio direto, cerca de 88% do fósforo encontra-se em forma orgânica, indisponível para ser absorvido pelas raízes, e precisa ser mineralizado para esse fim. As bactérias solubilizadoras de fosfatos conseguem disponibilizar o elemento para a planta, atuando de forma agronômica nesse grande estoque presente na natureza”, explica Paiva.
Em avaliações realizadas em áreas de produção de milho, a aplicação do produto resultou em ganho médio de produtividade de 8,9% e aumento de 19% de fósforo exportado para os grãos. Para a soja, a média de produtividade saltou de 67,2 sacas por hectare para 71,6 sacas, além do aumento de 14% do conteúdo de fósforo nos grãos. No caso da cana-de-açúcar, os ganhos em toneladas por hectare ficam acima de 14%.
“Essa conquista demonstra que resultados concretos acontecem quando o Estado investe em ciência, tecnologia e inovação e quando existem parceiros comprometidos com um processo eficiente de escalonamento e desenvolvimento de mercado”, comemorou Paiva.