
Carne foi processada na unidade de Mozarlândia recentemente habilitada pelo país asiático; planta de Goiânia também obteve autorização A JBS informou neste sábado (5) que fez o primeiro embarque de carne bovina com destino ao Vietnã. O carregamento tem 27 toneladas, processadas na unidade da Friboi de Mozarlândia (GO), recentemente habilitada para exportações ao país asiático. A habilitação da unidade pelo Vietnã foi antecipada pela reportagem do Valor/Globo Rural no sábado (28/06). O país do sudeste asiático abriu seu mercado à carne bovina brasileira em março deste ano.
O embarque do produto brasileiro ao Vietnã foi feito no Rio de Janeiro, evento que teve a presença do primeiro-ministro vietnamita Phạm Minh Chính e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Neste sábado, Phạm Minh Chính teve agenda bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às margens do Fórum Empresarial dos Brics, que acontece na capital fluminense e integra a programação do encontro de cúpula dos países emergentes.
Saiba-mais taboola
Em nota, a JBS disse que “a abertura do mercado vietnamita representa mais do que a entrada em um novo destino comercial: é um movimento estratégico da JBS na Ásia, região com crescente demanda por proteína animal e protagonismo econômico”. Segundo a empresa, além de Mozarlândia, a unidade da JBS de Goiânia também recebeu habilitação para exportar ao Vietnã
Em 2024, os vietnamitas importaram cerca de 300 mil toneladas de carne bovina e de búfalo, de acordo com a empresa brasileira. “O cenário de crescimento sustentado e urbanização acelerada deve impulsionar ainda mais a demanda nos próximos anos e posiciona o Brasil como um fornecedor estratégico para atender esse mercado”, afirmou a JBS no comunicado.