Costa norte do país também tem chuvas fortes O dia continua amanhecendo mais gelado no centro-sul do país nesta quinta-feira (3/7), devido à atuação da onda de frio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há chance de temperaturas negativas em algumas cidades gaúchas e da serra catarinense. O amanhecer pode ter geada em boa parte do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina e extremo sul do Paraná.
Leia também
Veja previsão para sua cidade
Previsão do tempo para julho: veja como será o clima no Brasil neste mês
No entanto, não há previsão para chuva significativa na Região Sul. Apenas em Curitiba pode garoar durante a manhã, ainda pela presença de ventos marítimos.
Já na faixa leste da região Sudeste, a circulação marítima favorece um tempo mais nublado e chuva persistente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que podem acumular volumes significativos ao final do dia. Além disso, em São Paulo, a quinta-feira vai ser fria, com máxima de apenas 14 °C, apesar com previsão para garoas ao longo do dia.
O Centro-Oeste também amanhece frio, especialmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas máximas sobem aos poucos durante a tarde. Cuiabá, por exemplo, tem máxima de 23 °C. Não chove em nenhuma área da região.
No Nordeste, ainda há alerta de temporal desde Pernambuco até o Rio Grande do Norte. Chove também pela costa da Bahia até Sergipe e também sobre o litoral do Ceará. Boa parte do interior nordestino segue sob influência do ar mais seco e as temperaturas permanecem mais elevadas. A umidade do ar na região pode ficar abaixo dos 30%.
Nas áreas mais do Norte do Brasil, o calor com a alta umidade favorece para pancadas de chuva no norte do Amazonas, em Roraima e no centro-leste do Amapá. Nessas regiões, há risco para temporais. Já no norte do Pará, a previsão é de pancadas moderadas a fortes.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli