De acordo com análise da FGVAgro, mês “mais curto” afetou desempenho da agroindústria Após três meses consecutivos de crescimento, a produção da agroindústria brasileira teve uma forte retração em abril. Segundo o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), elaborado pelo Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro), a queda em relação a abril do ano passado foi de 3,5%.
Leia também
Plano Safra 25/26: Agroindústria e cooperativas terão juros de 8% ao ano
Produção agroindustrial mostra fôlego e cresce pelo terceiro mês seguido
O mês mais “curto” do que o normal foi responsável direto pelo declínio. “Enquanto em 2025, o mês de abril contou com 20 dias úteis, o de 2024 teve 22 dias úteis. Naturalmente, essa diferença de 10% no número de dias úteis influencia nas variações sem controle do efeito-calendário, tal como a variação interanual”, observou o FGV Agro. Outra razão para a queda, observaram os pesquisadores, foi a larga base de comparação — em abril de 2024, a produção agroindustrial havia crescido 12,1%.
Mesmo com a sequência de feriadões em abril, a agroindústria cresceu 1% em comparação com o mês imediatamente anterior. E, a despeito da retração em comparação com abril de 2024, a produção agroindustrial, encerrou o primeiro quadrimestre do ano com crescimento acumulado de 0,3%.
Até março, o crescimento acumulado no ano era de 1,7%. Os pesquisadores do FGV Agro ressaltaram a desaceleração significativa da agroindústria entre março e abril deste ano. “A agroindústria está se desacelerando, tal qual os demais segmentos da economia brasileira, ou houve apenas uma contração decorrente de um mês de abril mais curto, isto é, com menor número de dias úteis?”, questionaram os pesquisadores.
Na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, a produção do segmento de produtos alimentícios e bebidas fechou o mês de abril com retração de 3,7%. A indústria de produtos alimentícios, que recuou 4,9%, foi a única responsável pela queda, já que, na de bebidas, a produção cresceu 2,5%. “Vale destacar que esse setor conseguiu crescer mesmo com uma base larga comparação e com um mês de abril relativamente mais curto do que o do ano passado”, registraram os pesquisadores.