O anúncio deve acontecer na cerimônia do Plano Safra 25/26 da Agricultura Empresarial O Ministério da Agricultura criou um Grupo de Trabalho Interinstitucional formular propostas em busca de uma solução para a situação de endividamento dos produtores rurais do Rio Grande do Sul. A criação do grupo deverá ser anunciada nesta terça-feira (1/7), durante o lançamento do Plano Safra 25/26 da Agricultura Empresarial.
Saiba mais
Agricultores e pecuaristas gaúchos tiveram perdas na produção por conta de uma sequência de eventos climáticos extremos, como anos de secas consecutivas e enchentes. O setor defende uma securitização das dívidas, mas a proposta é vista como inviável pelo governo federal.
O Grupo de Trabalho Interinstitucional será composto por representantes dos ministérios da Agricultura, da Casa Civil, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda. Também farão parte integrantes do Banco Central, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil.
Além disso, participam também parlamentares da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
O governo do Rio Grande do Sul e as entidades de classe, como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) também vão participar, além da Federação das Associações do Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
O grupo deverá se reunir quinzenalmente e não há prazo específico para apresentação das propostas ou para encerramento do colegiado.