
Já o Sudeste volta a ter previsão para chuvas fortes Nesta terça-feira (30/6) uma massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil vai provocar temperaturas negativas extremas para algumas áreas do país. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão os mais afetados pelas baixas temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
Quarta frente fria do ano começa
A massa de ar polar cobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas caem já pela manhã, quando os termômetros ficam abaixo de 0 °C em diversas cidades, como Bagé (RS) e Dom Pedrito (RS), que já devem madrugar negativas. Nessas regiões, há previsão para geada.
No norte e nordeste do Paraná, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, com fraca a moderada intensidade ao longo do dia, devido à circulação do mar para o continente. O mesmo padrão se repete no Sudeste, que onde há previsão para chuvas fortes em São Paulo e Rio de Janeiro.
Já no Centro-Oeste o mês começa mais seco e ensolarado. As temperaturas permanecem mais baixas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, devido à atuação da massa de ar frio. Em Goiás e no Distrito Federal, o dia segue com sol forte e temperaturas elevadas à tarde. Na faixa nordeste do Mato Grosso e no norte de Goiás, a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30%.
No Nordeste, pancadas de chuva ganham força, principalmente entre o Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O litoral pernambucano deve ter as maiores precipitações. Para o restante das regiões, a chuva chega com moderada a forte intensidade.
A chuva chega na forma de pancadas no Norte entre o oeste do Acre, centro-norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá. Para o restante da região, o sol predomina ao longo do dia, sem chuva.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli