
Até o momento, produto brasileiro enfrenta bloqueios em cinco destinos após caso de gripe aviária em granja comercial O Chile é mais um país a suspender as importações de carne de frango do Brasil, após a confirmação do foco de gripe aviária em granja comercial localizada no município de Montenegro (RS). A informação foi confirmada neste sábado (17/5), pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua.
Leia também
Gripe aviária em granja comercial no Brasil marca nova etapa da presença do vírus, diz FAO
CNA reforça confiança no sistema sanitário e orienta setor após foco de gripe aviária
Ministério suspende certificação de exportação de aves para a China
O Chile se junta à China, União Europeia, Argentina e Uruguai na lista de destinos que anunciaram bloqueios temporários aos produtos de aves de origem brasileira.
Ainda que o Chile não esteja entre os principais importadores de carne de frango do Brasil, os bloqueios temporários ao produto nacional preocupam dirigentes do setor e também o governo. Ambos reafirmam a segurança no consumo.
Há também o receio com os prejuízos que os exportadores terão com suspensão das vendas. Uma fonte ouvida pela reportagem estimou que o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil pode reduzir em até 150 mil toneladas mensais a quantidade de carne de frango exportada pelo país. Se esse volume se confirmar, os empresários do ramo avícola deixarão de embolsar até US$ 250 milhões, ou mais de R$ 1 bilhão, por mês.




