
No Nordeste, cenário requer bastante atenção devido aos volumes acumulados Após dias de atuação sobre boa parte do Centro-Sul do Brasil, a massa de ar frio que estava na região está perdendo intensidade e se afasta do continente em direção ao oceano Atlântico. No entanto, esta quinta-feira (15/5) ainda foi uma das mais frias do ano no Sudeste.
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
O que está causando o frio? Entenda a queda nas temperaturas
Diante disso, a tendência para os próximos dias é de aumento nas temperaturas, que é a consequência do afastamento da massa de ar frio e a formação de uma nova frente fria sobre a região Sul que promove, enquanto não chega, a presença de ar quente.
Nesta sexta-feira (16/5), o Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas na casa dos 27 °C e 28 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que também é esperado em áreas do oeste do Paraná. Santa Catarina tem temperaturas mais baixas, atingindo 18 °C nas áreas de serra.
A condição também se estende no Sudeste e no Centro-Oeste até o domingo (18/5). Já no início da próxima semana, as temperaturas voltam a cair em boa parte do Sul e Sudeste, consequência da chegada de uma nova frente fria.
Chuvas fortes no Nordeste
As águas quentes do oceano Atlântico, na costa brasileira, favorecem a persistência das chuvas no litoral da região Nordeste. A tendência é de continuidade das chuvas durante todo o final de semana, estendendo-se até a próxima terça-feira (20/5).
A previsão do Inmet indica que, nessa sexta, em algumas localidades, de forma pontual, os volumes podem ultrapassar 150 mm, especialmente entre o litoral de Sergipe e Pernambuco. As chuvas também devem ser persistentes no litoral da Bahia, no litoral norte de Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.






