
Edição de 2025 marca os 90 anos do evento, considerado a maior exposição de pecuária zebuína do mundo Lideranças e políticos destacaram a necessidade de defesa do agronegócio brasileiro e o protagonismo da pecuária bovina nacional durante a abertura da 90ª edição da Expozebu, em Uberaba (MG). Em uma cerimônia com forte presença de políticos de oposição, discursos tiveram tom crítico ao governo federal e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que, desde o início do mês, vem pressionando o Palácio do Planalto para acelerar a política de reforma agrária no Brasil.
Leia também
Aplicativo deve facilitar o comércio de gado zebu
Expozebu tem recorde de animais
Maior evento de pecuária zebuína do mundo, a Expozebu espera receber cerca de 400 mil pessoas e movimentar mais de R$ 190 milhões. A edição deste ano terá número recorde de animais em exposição nas pistas de julgamento e de leilões. A programação oficial prevê 39 remates ao longo dos nove dias do evento. Nos primeiros seis leilões, foram vendidos 175 animais, com um faturamento total de R$ 15,11 milhões.
Em seu pronunciamento, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, informou que delegações de mais de 30 países são aguardadas na Expozebu 2025. Disse ainda que os programas de melhoramento genético mantidos pela entidade estão cada vez mais integrados com a indústria, no estabelecimento de protocolos que permitem acesso a mercados internacionais.
Atualmente, disse Cid, mais de 80% do rebanho bovino brasileiro tem genética zebuína. Mas ainda há espaço para ampliar o acesso.
“Somos o maior exportador de carne bovina e, em breve, seremos o maior produtor. E o mais importante. Sem necessitar de um hectare a mais de terra. Nossa genética zebuína tem um enorme potencial de crescimento, sem um dos principais insumos transformadores dentro das propriedades rurais”, afirmou.
Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ, discursa na abertura da 90ª Expozebu: “Temos que sair da posição defensiva em relação a nossos adversários comerciais”
ABCZ
O presidente da ABCZ afirmou que ainda que a entidade estará representada na 30ª Conferência do Clima, que será em Belém (PA), em novembro. Para ele, a reunião é uma oportunidade para o Brasil mostrar a sustentabilidade de sua produção agropecuária.
“Temos que sair da posição defensiva em relação a nossos adversários comerciais. Lançar um desafio ao mundo todo para que copiem nosso código florestal, nenhum outro país tem uma legislação tão avançada como o nosso”, afirmou o executivo.
Durante a cerimônia de abertura da 90ª Expozebu, a ABCZ assinou um acordo de cooperação com a Rede ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), com o objetivo de ampliar a adoção de sistemas integrados no país. Firmou também uma parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sistema Senar, para incentivar o comércio eletrônico de animais de raças zebuínas.
Governo e MST
A abertura da Expozebu serviu também de palco para políticos de partidos de oposição, entre eles, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD); e Ronaldo Caiado (União Brasil). Além do presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Assim como têm feito em outros eventos e feiras do setor agropecuário, os governadores e parlamentares criticaram o governo federal e as ações de movimentos como o MST, que, durante o mês de abril, realiza uma série de manifestações e entradas em propriedades rurais para cobrar avanços na reforma agrária.
Saiba-mais taboola
Em seus discursos, governadores de Minas e Goiás – nomes cotados como potenciais candidatos nas próximas eleições – deram indicativos de como o campo da direita pretende se posicionar em 2026. Pregaram união entre as diversas lideranças para a disputa do Palácio do Planalto no ano que vem.
Apesar da ausência do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, destacou o trabalho conjunto com o governo federal, ressaltando o avanço na adoção de medidas que incentivam a livre comercialização de touros nas centrais de genética, regulamentações de genômica e a inclusão da entidade no comitê gestor de rastreabilidade da pecuária brasileira.
Edição de 2025 marca os 90 anos da Expozebu
ABCZ






