Pauta do encontro será a proposta de securitização das dívidas, afirma deputado O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deverá receber representantes da bancada gaúcha no Congresso Nacional e de representantes do setor produtivo do Rio Grande do Sul na próxima terça-feira (29/4) para tratar da situação de endividamento dos produtores rurais do Estado.
Saiba-mais taboola
Segundo o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), a pauta do encontro será a proposta de securitização das dívidas, medida descartada pela equipe econômico neste primeiro momento. O governo prometeu articular com bancos a prorrogação de débitos com vencimento neste ano, iniciativa que ainda depende de aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN).
“Os produtores estão sufocados por dívidas impagáveis, causadas por fatores climáticos, baixa rentabilidade e falta de apoio efetivo. Precisamos de medidas emergenciais, e a securitização é um passo concreto”, afirmou o parlamentar, em nota.
Nesta semana, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados discutiu a situação dos produtores rurais do Estado e aprovou um requerimento para ouvir o ministro Fávaro, justamente para tratar do tema.
A expectativa da comitiva gaúcha é que o governo federal reconheça a urgência da situação e avance com propostas viáveis de alívio financeiro de longo prazo, disse Zucco, na nota.
A reunião contará com a presença do presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), do deputado Pedro Westphalen (PP-RS), autor do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores gaúchos, do coordenador da bancada gaúcha, deputado Marcelo Moraes (PL-RS), e do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). Também foram convidados para o encontro o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, e a coordenadora do Movimento SOS AGRO, Graziele Camargo.
A assessoria do ministro não confirma a agenda.